14 de out de 2012

Cultura da Literatura - Capítulo 2 (Domínio Público de Livros)






Voltando a série de textos: Cultura da Literatura, hoje decidi escrever sobre um tema que há muito tempo queria compartilhar. Claro que vocês podem encontrar essa informação em outros lugares, mas como infelizmente ainda existem pessoas desinformadas, vale a pena postar: O domínio público de livros. Sim! Livros de graça na internet!

No Brasil o domínio de uma obra se torna público após 70 anos do ano posterior ao óbito do autor, como exemplo:
José de Alencar que faleceu em 12 de dezembro de 1877 teve os seus livros liberados para o domínio público em 1948 (porém a lei foi criada apenas em 1998) ou se o autor não obtiver sucessores ou for desconhecido.
" Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. 
Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil."
             Mais em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm 

Devido informações do site: Domínio Público, é disponibilizado até agora mais de 182 mil obras literárias para download gratuito nele. Se você sabe um pouco de inglês, a lei do domínio público dos EUA permite as obras dos sites abaixo:

Já se quiser obras em português existem sites muito bons com grandes clássicos magníficos, como Dom Casmurro do mestre Machado de Assis. Abaixo a lista em ordem de eficiência e número de obras relevantes que o site tem:

  • http://www.dominiopublico.gov.br/ > Conteúdo em PDF e de fácil busca, leitura escrita e não fotocopiada. 
  • http://inlivros.net/ > Conteúdo hospedado em sites de download, também possui resenha de lançamentos.
  • http://www.biblio.com.br/ > Textos em PDF, porém tem muitos livros de autores não conhecidos.
  • http://bndigital.bn.br > Adota a base do original (fotocopia), você pode encontrar, por exemplo, a primeira edição de Os Lusíadas que escolhi como imagem deste Cultura da Literatura.
Abaixo alguns livros que você pode encontrar nos sites citados: 

 
     

Vamos usar esse recurso que o governo disponibilizou e sair da ignorância popular brasileira. Você que leu esse texto não é um néscio leitor e provavelmente esta interessado no assunto, sabendo a importância da leitura. Então peço que divulgue os sites e ajude a humanidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário