27 de mai de 2012

Resenha - Vinte Mil Léguas Submarinas

Mais um livro do mestre da ficção cientifica.
Julio Verne apesar de ter escrito o livro a mais de 140 anos continua inovador e com uma linguagem atual.

O livro é uma perfeita narrativa dirigida pelo professor Aronnax que é um naturalista conceituado e convidado pelo comandante Farragut a embarcar na fragata Abraão Lincoln que iria caçar nas profundezas do mar um animal tenebroso que estava a anos afundando barcos e caravelas no oceano.

Junto com seu criado Conselho ele embarca na fragata, mas após dias sem sequer algum encontro com o "animal" eles estavam quase desistindo. É então que Ned Land, um assíduo arpoador, avista algo no oceano. Julio Verne então propõem ao leitor uma vasta perseguição, que acaba com três homens ao mar: Conselho, Arronax e Ned Land.

Sem nenhum recurso não seria possível eles terem sobrevivido, se não fosse pelo acaso de terem se segurado  no tão temido animal, que depois se vem mostrar um grande submarino, comandado pelo capitão Nemo.
Conselho, Aronnax e Ned Land ficam maravilhados ao poder ver as profundezas do oceano como nunca visto antes, mas a alegria acaba quando ao conversarem com capitão Nemo descobrem que nunca mais poderão sair dali, sobre qualquer circunstância, pois o segredo do submarino deve continuar submerso.

Convido então você leitor para entrar nesta jornada de maravilhas e desafios vivida por Aronnax e seus amigos, convido você a entrar a bordo do Náutilo.

3 comentários:

  1. Minha primeira leitura de Julio Verne. Gostei tanto que até fiz um mapa com a trajetória do Nautilus.
    http://mapaparavintemilleguassubmarinas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Por que diz "texto integral"? Existiu alguma versão com cortes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa! Sim! Quando estiver escrito "texto integral" significa que está exatamente (ou deveria estar) do jeito que o autor escreveu. Normalmente esse termo esta presente em clássicos, que são muitas vezes adaptados.
      A primeira vez que li este livro foi em uma versão adaptada, mas eu não sabia kkk quando descobri fui correndo ler o texto integral.

      Excluir